Prémio de Mérito MNF para os melhores alunos do 8º ano das escolas do Médio Tejo e Golegã

21-09-2016 19:27
O Museu Nacional Ferroviário (MNF) e a Fundação Millennium bcp associam-se para premiar os alunos que deram o seu melhor no ano letivo 2015/2016 para atingir níveis de excelência e se distinguiram pelo seu percurso académico.

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2016, o MNF organiza a 23 de setembro a entrega dos Certificados de Mérito e tem preparada uma programação especial dedicada à população estudantil do Médio Tejo e Golegã. Desta forma, reconhece e premeia o melhor aluno do 8.º ano de cada estabelecimento de ensino básico da região.

Enquadrada na temática da Revolução Industrial, que os estudantes abordam ao longo do ano letivo, a iniciativa visa dar a conhecer a este público o Museu e o património ferroviário, sensibilizando para a necessidade da sua salvaguarda e divulgação. Simultaneamente, procura promover entre os mais jovens o comboio como meio de transporte sustentável, fomentando hábitos de utilização.

Para além de uma visita ao Museu, onde também se falará da questão da manutenção de equipamento ferroviário, será oferecida aos vencedores a experiência única de viajar a bordo do Comboio Presidencial Português, composição histórica e peça icónica da coleção do MNF. Esta viagem especial ligará o Entroncamento a Lisboa. À chegada ao destino, os passageiros terão oportunidade de visitar a Estação Ferroviária de Santa Apolónia, onde poderão conhecer melhor o seu funcionamento e o dia-a-dia dos profissionais que aí trabalham.

Os alunos selecionados serão acompanhados na visita ao MNF e viagem no Comboio Presidencial por um professor ou um assistente operacional designado pelo respetivo estabelecimento de ensino.